quarta-feira, 26 de outubro de 2011

SUSPEITA DE VAZAMENTO DA PROVA DO ENEM

Ontem, dia 25 de outubro de 2011, ao acessar o Facebook, vi algumas postagens que levantavam a suspeita de vazamento da prova do ENEM 2011. No mural se observava, de forma bem-humorada, uma crítica ao suposto vazamento com a foto do ator Rodrigo Lombardi, protagonista da novela "O Astro", da Rede Globo.
Ao acessar as fotos, vi comentários de supostos alunos da instituição cearense em redes sociais que sustentavam a suspeita, uma vez que alguns diziam que o colégio havia acertado nada menos que 09 (nove) questões no primeiro dia de prova e se diziam ansiosos por que, no dia seguinte, houvesse mais "coincidências". Sobre as provas do segundo dia, houve quem dissesse nas redes sociais que o tema da prova de Redação também foi  apresentado pelo colégio.
Ao conversar com algumas pessoas que chegaram a ver o TC que o colégio havia trabalhado com os alunos, tive a triste confirmação de que houve questões idênticas. Apesar do tom de bom humor das postagens, o que se tem, de fato, é uma denúncia grave que coloca em xeque a lisura de um processo que, além de envolver muito dinheiro público, deixa os alunos no limite de sua resistência física e psicológica.
A Procuradoria da República, através de seu Procurador Oscar Costa Filho, mais uma vez vem mostrando seu interesse em tornar o ENEM um exame transparente e já avisou que hoje acionará o INEP para que preste os devidos esclarecimentos. Caso sejam comprovadas as suspeitas, o ENEM 2011 poderá ser anulado.
O que é lamentável é que, na última segunda-feira, um jornal de grande circulação do estado do Ceará trazia em sua capa uma chamada que falava da dificuldade dos alunos na prova do ENEM e salientava que os alunos da escola pública estadual foram mais prejudicados em razão da greve dos professores. Hoje, por curiosidade, acessei a página do referido jornal para ver se trazia algo sobre a suspeita de vazamento, mas, como era de se esperar, apenas a chamada da divulgação dos gabaritos.
Ainda bem que nem toda a imprensa cearense age dessa forma e, ontem mesmo, o portal da Jangadeiro já trazia a notícia da suspeita e a pronta atuação da Procuradoria da República para elucidar os fatos.
Um dos objetivos do ENEM é justamente acabar com esses bizus, para que se possam explorar as competências e habilidades que os alunos adquiriram durante toda a sua vida escolar. Se as escolas reproduzem essa política já quase obsoleta de cursinhos e ainda usam de expedientes como esses de vazamento de prova para se manterem no mercado, que tipo de aluno e de sociedade estamos construindo? Que competências e habilidades estão sendo trabalhadas neste colégio? Certamente não são as que nós, professores, e, principalmente, os nossos jovens queremos para o Brasil.

Veja sobre a atuação do Procurador Oscar Costa Filho em http://www.jangadeiroonline.com.br/fortaleza/procurador-federal-confirma-vazamento-de-questoes-do-enem-2011/

Um comentário: